3 benefícios do fio dental para o seu sorriso

Tempo de leitura: 4 minutos

Talvez você tenha visto algumas notícias circulando sobre a não necessidade do uso do fio dental. Essa informação começou a ser divulgada após o lançamento do livro “Kiss Your Dentist Goodbye”, da doutora norte-americana Ellie Phillips e tem gerado grandes discussões no meio da odontologia.

Com tantas informações desencontradas pode ser difícil saber se estamos realmente cuidando da nossa saúde bucal da forma mais adequada, não é mesmo? Se você também já se questionou sobre os benefícios do fio dental, então precisa ler esse texto e conferir as informações importantes que reunimos!

É realmente necessário usar o fio dental?

Apesar do livro polêmico, muitos especialistas afirmam que usar frequentemente o fio dental é de extrema importância para a saúde geral da sua boca, já que ele é capaz de retirar sujeiras de locais que a escova não alcança.

A polêmica surge, segundo especialistas, porque a maioria das pessoas não sabe utilizar o fio dental corretamente – o que significa que, para elas, o uso do fio não possui nenhuma vantagem aparente.

Mas, ao contrário do que tem sido noticiado, existem muitos estudos que demonstram a importância do uso do fio dental, sendo a pesquisa realizada pela Universidade de Nova York um dos mais reconhecidos.

Essa pesquisa acompanhou 51 pares de gêmeos e concluiu que o uso do fio dental diminuiu significativamente o sangramento gengival e reduziu de forma drástica a quantidade de microrganismos causadores de cáries e doenças periodontais.

Ou seja, não dá para pensar em dispensar o fio dental da sua rotina, não é?

Quais os benefícios do fio dental?

Usar diariamente o fio dental pode trazer muitos benefícios para a sua saúde bucal. Conheça 4 deles!

1.  Ajuda a eliminar a placa bacteriana

Nem sempre a escova consegue retirar a sujeira de todos os cantos da boca e, com isso, restos de comida podem ficar acumulados entre os dentes ou entre os dentes e a gengiva, causando mau hálito, cáries, inflamações e até deixando os seus dentes mais amarelados.

As placas bacterianas podem causar muitos problemas quando ficam acumuladas nos nossos dentes, como inflamação das gengivas, aumento do risco de cáries e formação de tártaro.

Além de colocar em risco a sua saúde bucal, a placa bacteriana acumulada também pode deixar o seu sorriso amarelado.

2. Diminui os riscos de perda de dente

Uma gengiva cronicamente mal tratada está mais propensa a desenvolver doenças periodontais que podem levar a problemas graves, como a perda de dente.

A doença periodontal pode ser muitas vezes assintomática, mas se caracteriza por inflamações na gengiva, formação de bolsa e perda óssea.

3. Reduz os riscos de cárie

A cárie possui muitas causas, porém, em geral, ela é produzida devido à fermentação dos restos de carboidratos da dieta.

Quem não cuida da higiene bucal, tem maior acúmulo de restos de alimentos e bactérias. Estes microrganismos, por sua vez, transformam os restos de comida em ácidos que corroem o esmalte dos dentes, formando a cavidade característica da cárie.

Como usar corretamente o fio dental?

Para que você note todos os benefícios do fio dental é preciso se assegurar de estar usando-o corretamente. Muitos dentistas indicam que seu uso seja feito antes da escovação, pois assim você retira ou desloca os restos de alimento para pontos que a escova consegue alcançar.

Além disso, também é preciso ter periodicidade. Mas, se você não se lembra de passar o fio dental antes de toda escovação, saiba que fazê-lo pelo menos uma vez por dia pode ser suficiente para diminuir o acúmulo de resíduos. Mesmo quem tem dentes mais separados precisa usar o fio.

Na hora de escolher o fio dental, não existe muito segredo. O importante é usar aquele com que você se adapte melhor. Quem tem a arcada muito unida pode se beneficiar escolhendo a fita ou os fios plásticos, já para quem usa aparelho ou possui pontes e implantes, o Super Floss é o mais indicado.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do fio dental? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse tema, deixe-nos um comentário!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *