4 cuidados com a saúde bucal para você ter todos os dias

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando o assunto é saúde, a prevenção sempre é a palavra-chave. E quando tratamos sobre cuidados com a saúde bucal, nossa atitude deve ser a mesma, pois cada hábito da higiene bucal é importante para manter os dentes fortes, bonitos e resistentes.  

Desde a infância, aprendemos em casa ou na escola alguns hábitos que devem ser cultivados diariamente, porém, na prática, muito deles são negligenciados, o que pode acarretar no acúmulo da placa bacteriana, de cáries e até na necessidade de restauração e extração de dentes. Para que a integridade da nossa saúde bucal seja mantida e o sorriso seja impecável, precisamos seguir um passo a passo e torná-lo uma rotina.

4 cuidados com a saúde bucal que precisam ser diários

1. Escove os dentes corretamente

Os especialistas indicam que a escovação correta deve durar pelo menos 2 minutos, porém, a maioria dos adultos, apesar de saber a importância, não chega nem perto desse tempo. Além disso, é recomendado que esse processo seja repetido no mínimo três vezes ao dia, sendo o ideal escovar principalmente de manhã, após comer e antes do dormir.

É importante escolher também uma escova adequada para você, de acordo com suas características e necessidades. Lembre-se de escovar as superfícies da bochecha dos dentes superiores e inferiores, as áreas internas dos dentes, e as superfícies de mastigação e língua, onde muitas bactérias se alojam.  

2. Use o fio dental

fio dental é responsável pela remoção da placa bacteriana e de fragmentos de alimentos que não são alcançados pela escova por estarem na gengiva ou entre os dentes. O acúmulo de placa pode causar cárie e gengivite, por isso é recomendado que o uso do fio dental seja diário.

Existem dois tipos de fios dentais no mercado, o de nylon, que é composto por muitas fibras de nylon e se desfaz com mais facilidade quando passado entre dentes mais justos, e o PTFE, que possui apenas um fio e é mais resistente e caro que o de nylon. Apesar de diferentes, os dois modelos removem a placa bacteriana quando utilizados de forma correta.

3. Evite o consumo de doces

O açúcar é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da cárie, por esse motivo, alguns especialistas recomendam não consumir doces três horas antes de dormir. Mesmo seguindo os cuidados para manter a saúde bucal, é importante evitá-los nesse período em que a ação bacteriana é mais efetiva.

4. Visite seu dentista regularmente

Caso você ainda não tenha um profissional de confiança que possa acompanhar seus cuidados com saúde bucal, procure indicações e recomendações com pessoas conhecidas. Tendo um dentista especializado, agende uma consulta a cada seis meses para uma avaliação geral e para limpeza profissional.  

Gostou das nossas dicas sobre cuidados com a saúde bucal? Então para não perder mais nenhuma novidade, siga nossas páginas nas redes sociais!

 

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *