7 cuidados pré-operatórios para uma cirurgia odontológica

Tempo de leitura: 6 minutos

Os dias que antecedem uma cirurgia odontológica são, geralmente, muito angustiantes, não é mesmo? Seja para a extração do siso, seja para outro procedimento cirúrgico, é natural sentir aquele medo do que vai acontecer. No entanto, não há motivo para tanta preocupação, principalmente se o pré-operatório for feito de maneira adequada.

Por isso, tomar algumas atitudes antes de fazer qualquer cirurgia odontológica é muito importante. Afinal, esses cuidados são essenciais para que o procedimento seja tranquilo, o pós-operatório, um sucesso, e você tenha um sorriso ainda mais bonito!

Quer saber quais são esses cuidados? Então acompanhe este texto e conheça as 7 dicas fundamentais para o período pré-operatório, que devem ser aplicadas na sua rotina. Confira!

Quais são os cuidados com o pré-operatório de uma cirurgia odontológica e a sua importância?

O principal objetivo dos cuidados pré-operatórios é ter o paciente em boas condições para realizar a cirurgia e ocorrer tudo da melhor maneira possível durante o procedimento, pois isso interfere diretamente na recuperação e no sucesso da intervenção. Portanto, preste atenção às nossas dicas:

1. Faça o uso da medicação prescrita pelo dentista

Para o pré-operatório, pode ser que o dentista peça a você para usar alguma medicação. Essa será importante para preparar seu corpo para a cirurgia e evitar futuras complicações, como infecções e má cicatrização. Sendo assim, não ignore a orientação do dentista e cumpra os horários corretos do remédio.

Se você já faz uso de alguma medicação continuamente, leve-a para a clínica odontológica. Em muitos casos, não será preciso suspender esses remédios mesmo no dia da cirurgia. Porém, avise com antecedência o dentista sobre eles. Afinal, tudo deve estar sob controle no momento do procedimento.

2. Cuide bem da alimentação no pré-operatório

Você tem uma cirurgia marcada, mas, no dia anterior, vai a um rodízio e acorda indisposto. Provavelmente, isso vai atrapalhar a sua operação cirúrgica. Por isso, é importante cuidar dos hábitos alimentares no período do pré-operatório.

Prefira comer alimentos mais leves e de fácil digestão, como frutas, verduras e legumes, em refeições fracionadas. Isso é, comer de 3 em 3 horas e em menor quantidade.

Evite os alimentos gordurosos, pois eles têm a digestão mais lenta e fazem com que organismo trabalhe mais para absorvê-los. No caso de uma cirurgia, nós queremos que o nosso corpo esteja descansado.

Já os alimentos com muito açúcar alteram o metabolismo e também devem ser deixados de lado nesse período. Aguente um pouco, já que a cirurgia é necessária para você e, portanto, é importante respeitar alguns limites.

3. Tenha alguém como suporte após a operação

Na maior parte das cirurgias, não é recomendável o paciente dirigir ou fazer alguma atividade que exija atenção nas 12 horas após o procedimento. E isso tem que ser levado em consideração no pré-operatório.

Sendo assim, com antecedência, marque com alguém para buscá-lo depois do procedimento. Além disso, é importante que haja uma pessoa para ajudá-lo em casa, já que você vai precisar ficar em repouso. Converse com um amigo ou parente para quebrar esse galho!

4. Durma tranquilamente no período pré-operatório

Ter um sono de qualidade não só faz bem para uma rotina de trabalho e estudos, mas também para o pré-operatório. Isso porque uma noite de sono bem dormida faz descansar o corpo, recuperar as energias e ativar as defesas do organismo para o processo cirúrgico.

Dessa forma, evite dormir tarde, procure fazer as atividades durante o dia e deixe a noite para relaxar. Um bom sono vai deixá-lo melhor e mais tranquilo para a operação.

5. Pare de fumar com antecedência

Que o tabagismo faz muito mal para a saúde, todo mundo sabe. O que muita gente não sabe é que deve parar de fumar, pelo menos, um mês antes de qualquer cirurgia, incluindo as odontológicas.

A nicotina, presente no cigarro, dificulta a oxigenação do sangue e, com isso, a chegada de nutrientes e oxigênio para as células é prejudicada. Dessa maneira, o organismo tem problemas para se regenerar de uma intervenção cirúrgica, atrapalhando a cicatrização e o resultado do procedimento.

6. Abandone as bebidas alcoólicas

É importante que você não consuma bebidas alcoólicas antes e depois de uma cirurgia odontológica. Sendo assim, você não deve bebê-las por, no mínimo, 3 dias antes e 10 dias após, ou até que os medicamentos pós-cirúrgicos tenham acabado e o seu dentista o libere.

O álcool no organismo sobrecarrega o fígado e, como é nesse órgão que a anestesia é metabolizada, dificulta a ação dela. Ele também reduz a meia vida dos antibióticos e compromete o combate às infecções.

Além do mais, o álcool suprime as plaquetas e faz com que a coagulação seja mais lenta, ou seja, ocorre um maior sangramento durante a cirurgia, atrapalhando o processo de cicatrização.

7. Mantenha os exames em dia

Mesmo que não sejam necessários exames pré-operatórios na cirurgia pela qual você vai passar, é fundamental que sua saúde esteja em boas condições para assegurar o sucesso do procedimento. Para certificar-se disso, nada melhor do que ter os exames de saúde em dia.

Nosso corpo é uma caixinha de surpresas e não sabemos o que está acontecendo com ele, pois vários problemas são silenciosos. Sendo assim, se você tem alguma cirurgia marcada e não tem os exames de saúde atualizados, providencie-os o quanto antes.

E como é o pós-operatório?

O pós-operatório de uma cirurgia odontológica também requer alguns cuidados fundamentais e que são muito importantes para ter o resultado planejado por você e pelo cirurgião-dentista. Esses cuidados incluem:

  • ficar em repouso absoluto;
  • tomar os medicamentos necessários prescritos pelo dentista;
  • ter atenção especial com a higiene bucal e a alimentação;
  • evitar o álcool e o fumo. 

Com essas dicas essenciais para o pré-operatório, possivelmente, tudo vai correr bem no dia da cirurgia. Lembre-se de que o sucesso de um tratamento depende não só do profissional responsável por ele, mas também do paciente, que deve estar atento aos cuidados necessários para que a cirurgia odontológica tenha o resultado desejado e buscar profissionais da área de odontologia que sejam qualificados e experientes no assunto, para orientá-lo da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe o que fazer no pré-operatório de uma cirurgia odontológica, que tal ler o nosso artigo com 5 dicas para ter um pós-operatório tranquilo? Vamos lá!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *