Como escolher escova de dente ideal para mim?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que você acha da famosa frase “O sorriso é a porta de entrada para a alma”? Bom, exibir um belo sorriso não é apenas reflexo de preocupação com a estética, mas, também, uma forma de mostrar ao próximo uma sensação de alegria, boa autoestima e, o mais importante, saúde.

Mas, para isso, toda a boca deve ser cuidada com atenção, desde os dentes até a língua e a gengiva. É nessa hora que entra a tão conhecida escova de dente. Aliada nossa de cada dia, ela exerce um importante papel na hora de fazer a higiene bucal e preservar nossos dentes.

Mas, você sabe como escolher escova de dente de forma certa? Confira nosso post de hoje e tire todas as suas dúvidas!

Como avaliar a escova de dente para fazer a escolha certa

Cerdas macias e confortáveis

Responsáveis por tirar toda a placa, as cerdas são o principal meio de ação de sua escova. Por conta disso, elas devem ser macias, homólogas (de mesmo tamanho) e com textura de qualidade, de forma que ela não desgaste o esmalte do seu dente ou, ainda, não cause ferimentos na sua gengiva. Cerdas com indicadores coloridos também são recomendados, pois lembram a hora de trocar o seu produto.

Tamanho adequado

Muitas pessoas acham que o tamanho da escova tem relação com o tamanho da carga dentária. Isso é um engano, pois escovas grandes não chegam em lugares que as pequenas conseguem. Portanto, as escovas menores são as mais indicadas, preferencialmente de formato ovalado, de maneira que alcancem todas as regiões da boca, até atrás dos últimos dentes, não deixando nenhum resíduo.

Cabos firmes e simples

Falando em escovas de dentes, a simplicidade é o que importa, especialmente no que se refere aos cabos. Quanto mais enfeitado, pior. O cabo deve ser firme, de tamanho adequado ao tamanho da mão e sem aparatos que incomodem na hora de realizar os movimentos.

Tipos especiais de escovas

Em certos casos, conforme recomendação do dentista, tipos específicos de escovas devem ser utilizados. Existem escovas de tamanho infantil, escovas para quem usa aparelho e aquelas usadas para escovação profunda. Mesmo para essas, não pode faltar conforto e saúde.

Em relação às escovas elétricas, elas devem ser dispensadas, sendo indicadas apenas por aqueles que tem dificuldades motoras na hora de executar algum movimento.

Como escolher uma escova de dente: entenda os impactos em sua saúde

Escolher a escova de dente ideal não só garante uma boa higiene e dentes limpos, mas uma saúde bucal acentuada. Quando uma pessoa escova seus dentes com a escova incorreta, há uma chance maior de proliferação de doenças como cáries, gengivites e desenvolvimento de outras infecções.

Nada melhor do que uma escovação de, no mínimo, 3 vezes por dia, para se prevenir desses males, lembrando que escovar a língua é, também, muito importante.

Cuidar da saúde bucal requer muita atenção e atitude: escolhendo a escova certa e se comprometendo a escovar os dentes com movimentos circulares, que não machuquem a gengiva e que alcancem todos os cantos.

Mas não se esqueça! Troque sua escova a cada 3 meses e não deixe de visitar regularmente o dentista.

Chega de dilema na frente da sessão de escovas! Agora que você já sabe como escolher escova de dente de forma correta e saudável, que tal compartilhar essas informações com seus amigos nas redes sociais?

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *