Conheça 10 alimentos que fazem bem aos dentes

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma boa alimentação é essencial para uma vida saudável e um sorriso bonito: além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, prevenir doenças e nutrir as células, o que entra no cardápio diário influencia também a saúde bucal. Evitar açúcar em excesso (na forma de balas, doces, refrigerantes e sucos industrializados), por exemplo, é uma boa maneira de prevenir cáries e doenças da gengiva.

Mas você sabia que existem alimentos que fazem bem aos dentes? É claro que eles não substituem os cuidados básicos como escovação diária e visitas frequentes ao dentista, mas podem ser bons aliados de um sorriso saudável e bonito. Conheça alguns desses alimentos:

Abacaxi

Frutas ricas em vitamina C, como abacaxi, laranja e acerola, podem prevenir o sangramento da gengiva. Mas por serem ácidos, seu consumo deve ser moderado, já que podem prejudicar o esmalte dos dentes e deixá-los mais porosos.

Castanha-do-pará

Além de ser uma ótima aliada da saúde, a castanha-do-pará é rica em óleos que protegem os dentes, criando uma camada protetora que impede a aderência de bactérias que podem causar cáries e outros problemas bucais.

Cebola

Apesar de ser conhecida como causadora de mau hálito, a cebola é rica em substâncias antibacterianas que podem combater e prevenir as cáries (especialmente quando consumida crua).

Cenoura

Assim como outros legumes “duros”, a cenoura é um dos alimentos que fazem bem aos dentes por estimular a mastigação e massagear suavemente a gengiva, eliminando resíduos da alimentação e aumentando o fluxo de saliva.

Iogurte

Derivados do leite são ricos em cálcio, mineral essencial para ter dentes fortes e saudáveis, especialmente nos primeiros anos de vida. O iogurte sem açúcar ainda contém probióticos que combatem as bactérias causadoras de cáries e doenças da gengiva.

Maçã

A maçã é um alimento conhecido por sua característica detergente, pois contribui para a limpeza dos dentes no momento da mastigação. Ela ainda aumenta a produção de saliva e não gruda nos dentes.

Morango

O morango é uma fruta adstringente, e contém em sua composição um ácido (málico) que ajuda na prevenção e combate às manchas nos dentes e à placa bacteriana, auxiliando na manutenção de um sorriso branco e saudável.

Queijo

Com alto teor de cálcio, fosfato e caseína (uma proteína), o queijo é um dos alimentos que fazem bem aos dentes, tanto por fortalecê-los quanto por elevar o ph da boca, protegendo-a contra a ação de alimentos e bebidas ácidas.

Salmão

Rico em cálcio e vitamina D, o salmão contribui para a formação dos ossos e dentes desde a gestação, e seu consumo regular (assim como o de outros peixes) pode evitar inflamações e auxiliar na cicatrização.

Uva passa

A uva passa contém um nutriente capaz de impedir o crescimento de bactérias presentes na boca, evitando problemas de gengiva e cáries.

É importante lembrar que, mesmo após a ingestão de alimentos que fazem bem aos dentes, é imprescindível realizar uma boa higiene bucal, iniciando pelo uso do fio dental seguido de uma escovação eficiente, com a escova de dentes e creme dental adequados. E você, já consome esses alimentos regularmente? Tem alguma dica para compartilhar com nossos leitores? Deixe seu comentário!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *