Conheça os 4 tipos de fio dental e como escolher o ideal para você!

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já está cansado de ouvir a respeito da importância de uma boa escova de dentes e do fio dental, mas tem dúvidas no momento de escolher as melhores opções para você? Fique tranquilo! Neste post, apresentaremos 4 tipos de fio dental, suas indicações e a maneira correta de utilizá-los para que possa fazer a melhor escolha. Confira:

Qual o melhor fio dental?

Existem diversos modelos de fio dental, mas não há nenhuma comprovação científica de alguma diferença funcional entre eles.

Mesmo que existam diversas marcas e tipos no mercado, teoricamente, todos têm a mesma capacidade de retirar os restos alimentares presos entre os dentes. Veja, a seguir, os 6 principais modelos existentes:

1. Monofilamentoso

Formado por um único filamento, esse tipo de fio dental possui menor probabilidade de desfiar e de se romper. Por isso, é indicado para pessoas que possuem pouco espaço entre os dentes.

2. Multifilamentoso

O fio multifilamentoso é composto por várias fibras de nylon que se abrem e seriam capazes de atingir maior área de limpeza. Contudo, a chance de desfiar é maior, já que suas fibras são mais frágeis. Desse modo, esse tipo de fio dental é indicado para pessoas que possuem um maior espaço interdental.

3. Super Floss

O Super Floss foi desenvolvido para pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas e implantes, já que esses casos precisam de uma limpeza mais precisa. É composto por 3 partes: uma extremidade rígida que facilita sua inserção, uma rede de fibras esponjosas para limpar as faces interproximais e o fio regular destinado à limpeza da linha gengival.

Perceba que o fio em si não é diferenciado, mas vem acompanhado de utensílios que facilitam o seu uso e inserção em locais de difícil acesso.

4. Fio com haste

Essa também é uma ferramenta de plástico, com uma ponta curva presa a um pedaço de fio. Em sua outra ponta, existe um palito para retirada de grandes partículas alimentares. É um dos tipos de fio dental que auxilia no alcance e limpeza dos dentes do fundo, os molares.

O ideal é que você encontre um modelo que seja confortável e esteja adequado em relação à posição de seus dentes e à sua destreza manual. O melhor fio para uma pessoa pode não ser bom para outra, por isso, é necessário experimentar e descobrir qual é o ideal para você.

Como devo utilizar o fio?

Use todos os dias

Recomenda-se que o fio dental seja utilizado todos os dias, pelo menos uma vez ao dia e, preferencialmente, antes de dormir. Durante a noite, o fluxo salivar diminui e, assim, a boca fica mais vulnerável à proliferação bacteriana.

Uma higiene rígida antes de dormir garantirá a sua saúde bucal, diminuirá o acúmulo de placa dental e minimizará as chances de desenvolver doenças periodontais e cáries.

Utilize-o da maneira correta

Retire um pedaço de, aproximadamente, 40 cm. Enrole as extremidades em cada dedo médio, de modo que 10 cm fiquem livres. Com os dedos indicador e polegar, deslize o fio de maneira que ele acompanhe o eixo dos dentes e suas curvas.

Não utilize o mesmo pedaço de fio em diversos dentes. O ideal é que em cada dente se utilize um espaço do fio que ainda não foi usado, para que as bactérias retiradas de um lugar não sejam depositadas em outro.

Procure se estender além da linha gengival, mas não force o fio contra o tecido, para que não o machuque. Após fazer o procedimento em todos os dentes, bocheche água para retirar os restos de alimentos e faça sua escovação.

Mesmo que haja sangramento, continue a passar o fio para promover uma higiene bucal melhor e evitar a gengivite, inflamação do tecido gengival.

Experimente diversos tipos de fio dental com a mesma capacidade de limpeza, mas com utensílios facilitadores para seu manuseio. Uma dica é procurar seu dentista: peça a ele algumas indicações.

Se você gostou desse texto e quer receber nossas novidades, assine nossa newsletter!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *