Implante dentário: como aumentar sua durabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Fazer um implante dentário é algo que pode mudar a vida de uma pessoa. Além de melhorar na mastigação e na fala, também tem um poderoso efeito estético, deixando o seu sorriso muito mais bonito e confiante.

Se você quer continuar a ter todos esses benefícios por muito tempo, saiba agora como aumentar a durabilidade do implante dentário!

1. Vá ao seu dentista com regularidade

Ir ao dentista ao menos uma vez por ano é uma necessidade de todos, especialmente de quem fez um implante.

Durante a consulta, além de avaliar os outros dentes, o profissional precisa verificar como está o que foi implantado, se precisa de algum ajuste, o grau de desgaste, entre outros aspectos, como:

  • a altura da gengiva que está ao redor do implante e como está a sua saúde, se há alguma inflamação;

  • se a higiene que está sendo feita na área é suficiente ou se o paciente precisa de mais instruções;

  • se existe algum tipo de movimentação que esteja danificando o implante dentário, como ficar rangendo ou apertando os dentes.

2. Use o fio dental

Muita gente acha que escovar os dentes usando uma boa pasta de dente e enxaguante bucal é suficiente, mas não é.

O fio dental é imprescindível para realizar uma boa limpeza porque ele consegue alcançar aqueles cantos de difícil acesso, onde as cerdas da escova não foram capazes de chegar.

Como o dente implantado não pode cariar, algumas pessoas não querem ter o trabalho de usar o fio dental nele. O problema é que a gengiva pode inflamar se os restos de alimentos ficarem por ali e causar doenças, como gengivite e halitose.

3. Faça uma boa escovação

Você sabe como escovar bem a sua prótese? Usar a escova de forma correta também é uma forma de evitar a inflamação da gengiva ao redor do implante.

Usar escovas comuns, com cerdas bem macias, e também escovas interdentais é uma forma de cuidar muito bem da sua saúde bucal.

4. Invista em profilaxia

O dente implantado precisa de uma limpeza específica. Existe casos, que o dentista pode remover a prótese instalada sobre o implante e fazer uma limpeza mais bem elaborada da região.

Nesse momento, o profissional já consegue avaliar outros fatores, como, por exemplo, a presença de inflamações, sangramentos e a formação de bolsas entre o osso e o implante.

Todos os nossos dentes precisam de uma limpeza profissional, pelo menos uma vez por ano. Por mais que nos esforcemos para realizar uma boa higienização, algumas bactérias se acumulam, podendo formar a placa e o tártaro.

5. Trate o bruxismo

Quem tem bruxismo e possui um implante, precisa tratar dessa patologia com certa urgência ou a sua prótese terá duração muito menor que o esperado.

O bruxismo se caracteriza pelo hábito de ranger os dentes, com a mandíbula tensionada o tempo todo. Isso não prejudica apenas o implante, como também todos os dentes, que acabam se tornando mais frágeis e gastos.

Gostou de saber sobre as nossas dicas de como aumentar a durabilidade do implante dentário? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e Google+!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

2 Comentários


    1. Ola Flavia. Infelizmente o conselho de Odontologia nos veda o direito de dar preços por telefone ou internet. Agende uma consulta pelo 3072.8088 e teremos o maior prazer em informa-la.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *