Quais são os tipos de dentistas?

Tempo de leitura: 2 minutos

Com você já deve ter ocorrido a situação de ir a um determinado dentista e, depois da análise dele, ser orientado a procurar por outra clínica odontológica ou outro profissional dessa área, certo? Isso ocorre porque há vários tipos de dentistas para cuidar de determinados problemas bucais.

Esses profissionais obtêm sua especialização para tratar pacientes dependendo da idade e da região do dente. Nos casos de implantes dentários, por exemplo, você deverá procurar algum dentista com a formação específica.

Quer conhecer alguns tipos de dentistas? Acompanhe esse texto e descubra as principais áreas de trabalho de profissionais da odontologia!

Odontopediatra

Esse profissional é especialista em tratar da saúde bucal das crianças. .

É o odontopediatra que cuida da manutenção dos dentes de leite, oferecendo suporte adequado à criança até à chegada dos dentes permanentes. Para que não haja problemas na saúde bucal, é importante procurar esse profissional desde os primeiros anos de vida.

Odontohebiatra

Depois que a criança começa a crescer e entra na adolescência, o ideal é procurar o odontohebiatra. Esse profissional, de nome difícil, atua principalmente com essa faixa etária. Ele tem estratégias específicas para tratar da saúde bucal dessa pessoa que ainda não tem a maturidade de um adulto e, por isso, deve receber atenção especial.

Ortodontista

Sabe aqueles aparelhos ortodônticos que você ou alguém conhecido já usou? Pois é, quem projeta essa estrutura é o ortodontista. Ele elabora tanto aparelho fixo quanto móvel, dependendo da necessidade do paciente. O ortodontista é essencial para acompanhar o bom desenvolvimento dos arcos dentários e da mordida, por exemplo.

Periodontista

Você está com uma dor na região da gengiva? Geralmente, ela costuma sangrar ou apresentar uma vermelhidão? Então, você deveria pedir ajuda a um periodontista. Esse é o especialista para tratamento das doenças relacionadas à gengiva e periodontos. Ele oferece condições para que haja a sustentação firme dos dentes.

Implantodontista

É o implantodontista responsável pela cirurgia de reposição de um ou mais dentes  perdidos para garantir um sorriso bonito e completo.

Endodontista

Aquele tratamento de canal que você ou alguém que você conhece já fez, provavelmente, quem realiza é o endodontista.

Esses são os principais tipos de dentistas. É importante que você visite regularmente o seu dentista, para que ele possa orientar as melhores formas de tratamento para você. Afinal, para ter um sorriso bonito não basta apenas ter bons hábitos de higiene bucal. O acompanhamento de um profissional também é essencial!

Protesista

É o dentista especialista em próteses, habilitado para atuar diretamente com o paciente e será responsável por diagnosticar e planejar a melhor forma de reabilitar o paciente.

 

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos interessantes assinando a nossa newsletter!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *