Qual a importância do fio dental?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe qual a importância do fio dental? Embora seja muito incentivado o uso tanto do fio como da escova de dentes, a verdade é que apenas o último é mais valorizado. Enquanto a escova faz uma limpeza em boa parte dos dentes, o fio dental cobre as áreas que uma escova não seria capaz de alcançar.

E é justamente por cobrir uma parte tão minuciosa, o fio dental acaba sendo deixado de lado. Para que se tenha conhecimento da sua importância, é preciso compreender quais são suas funções, quais doenças previne, e o que você perde em não usá-lo.

Compreenda a importância do fio dental

O uso do fio dental é um forte aliado para combater a placa bacteriana e germes que se alojam nos dentes e gengiva. Como a escova de dentes não alcança toda a extensão dos dentes, como os pequenos espaços entre eles e a própria gengiva, ela não consegue prevenir a proliferação de germes que podem tornar a saúde dos dentes mais comprometida.

Uma das razões que pode afastar o uso do fio dental, além da preguiça em fazer a limpeza após cada refeição, são os pequenos machucados que podem surgir na gengiva. Isso pode ocorrer tanto pela falta de prática no uso, como pela qualidade do produto, ou ainda pela sensibilidade da gengiva se estiver coberta pela placa bacteriana.

Se você não faz uso constante do fio dental, é bem provável que sua gengiva tenha pequenos sangramentos nos primeiros dias, até que a placa bacteriana seja removida, e a gengiva cicatrize. Mas atenção: se o sangramento persistir e demorar a sumir, vá ao dentista. 

As vantagens do fio dental

Usar o fio dental ao menos uma vez por dia, preferencialmente antes de dormir, ajuda a manter a placa bacterianaa longe da sua gengiva e dentes, além de garantir um sorriso mais bonito e saudável.

Mas o ideal é sempre utilizar após cada refeição, antes da escova de dentes, para que a placa não fixe ainda mais nos dentes e gengiva e complique sua remoção. 

Outra vantagem oferecida pelo fio dental é a prevenção de doenças na gengiva causada pela presença das bactérias.

Como usar o fio dental com segurança

Escolha o tipo de fio dental correto. Assim como existem vários tipos de escova de dentes, existem tipos diferentes de fios dentais, adequados para cada tipo de paciente. Peça ajuda ao seu dentista sobre qual o tipo ideal, para fazer um bom investimento.

É necessário entre 20 e 25 cm de fio para limpar todos os dentes de maneira saudável. Passe o fio em formato de “C” em cada dente, enrolando as pontas no polegar e no indicador da mão oposta. Assim você não machuca a gengiva, e garante uma limpeza melhor.

Não deixe de ir ao dentista para avaliações. Por mais que manter os cuidados diários seja uma atitude saudável, uma consulta semestral vai ajudá-lo a manter sua saúde bucal muito mais segura, com dicas e sugestões de como usar o fio dental de maneira ainda mais adequada.

Agora ficou fácil de entender a importância do fio dental, não é mesmo? Portanto, não deixe de usá-lo, pelo menos uma vez por dia. Você usa fio dental com que frequência? Nos conte mais nos comentários!

 

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *