Saiba como escolher o melhor tipo de pasta de dente

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que a pasta de dente é essencial para a limpeza adequada de seus dentes? E quando aplicada corretamente, a pasta limpa e dá polimento à superfície dental, combate o mau hálito e ainda remove a placa bacteriana. Por isso ela é tão importante para a nossa saúde bucal.

Mas, qual é o melhor tipo de pasta de dente? Essa escolha pode deixar muitas pessoas confusas! Com o grande número de pastas disponíveis no mercado, é difícil saber qual delas é a mais adequada para o seu caso.

Mas não se preocupe! Continue a leitura e conheça os principais elementos a serem considerados na escolha do seu creme dental.

Quantidade correta de flúor

Você pode pensar: todas as pastas de dente possuem flúor, então eu posso escolher qualquer uma que não haverá diferença. Mas não é bem assim!

Independentemente da sua preferência, a quantidade de fluoreto deve ser o elemento decisivo na hora da escolha do creme dental. Ele não deve ser a única substância presente, mas deve estar em maior quantidade que as demais. 

Os outros elementos devem ficar em segundo plano e atender às necessidades de cada pessoa (clareamento, controle do hálito e da sensibilidade, etc.).

Nível de abrasividade

Nem sempre as pastas de dente que prometem resolver todos os seus problemas bucais são as melhores – especialmente as clareadoras. Esse tipo de creme dental contém uma quantidade elevada de abrasivos, substância responsável por fazer uma microabrasão no esmalte dentário, proporcionando um polimento mais eficiente. 

Seus dentes ficarão mais brancos e brilhantes, mas utilizar diariamente o creme dental com abrasivos pode se tornar um problema. Como a superfície do dente não está lisa, ela retém mais a pigmentação dos alimentos, o que pode causar graves problemas.

Por isso, é importante que o nível de abrasivos das pastas de dente seja pequeno para evitar problemas futuros.

Para checar a quantidade de abrasivos no creme dental, coloque-o na mão e esfregue entre dois dedos; se ele apresentar muitos grãos, descarte-o.

Creme dental para dentes sensíveis

Essa é a dúvida de muitas pessoas, pois muitos fabricantes prometem aliviar a sensibilidade dos dentes. Mas qual escolher? O melhor tipo de pasta de dente para dentes sensíveis deve ter citrato e nitrato de potássio – além do flúor, é claro. Eles fazem a obstrução dos canais e permitem que o organismo não mais responda aos estímulos de dor.

Qual o melhor tipo de pasta de dente: creme ou gel?

Não há diferença! As duas opções possuem os mesmos benefícios para os seus dentes. Elas apresentam variedades na textura e sabor, mas são iguais na composição. Caso o creme dental contenha todas as substâncias necessárias, a escolha entre o gel e o creme vai da preferência de cada um.

Percebeu como é importante escolher o melhor tipo de pasta de dente? Além de melhorar a sua saúde bucal, você pode evitar problemas mais graves futuramente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então saiba como escolher a pasta de dente ideal e melhore ainda mais a limpeza dos seus dentes!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *