Sensibilidade nos dentes: como tratar?

Tempo de leitura: 2 minutos

Já sentiu dor nos dentes ao ingerir alimentos quentes ou frios? Se a sua resposta foi sim, é preciso rever seus cuidados com a saúde bucal pois, em geral, esse é um sintoma de um problema muito comum: a sensibilidade nos dentes.

Apesar de não causar danos graves, é preciso tomar alguns cuidados especiais, já que a sensibilidade nos dentes pode prejudicar a qualidade de vida do paciente. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é a sensibilidade nos dentes?

Também conhecida como hipersensibilidade dentinária, a sensibilidade nos dentes tem como causa a exposição da raiz dental. 

Os motivos que causam a sensibilidade dental são vários, como dentes quebrados, retração da gengiva, escovação muito brusca e cáries.

O sintoma mais comum desse problema é a sensação dolorosa ao ingerir alimentos de temperaturas diferentes. Em casos mais graves, as dores são sentidas também ao se ingerir alimentos mais adocicados ou ácidos.

Quais os tratamentos indicados para sensibilidade nos dentes?

Se você se identificou com o primeiro tópico, certamente deve estar se perguntando como é o tratamento para a sensibilidade dental, certo? É importante lembrar que o primeiro passo ao identificar a sensibilidade nos dentes é consultar um profissional qualificado, já que ele poderá indicar o melhor método para resolver o problema.

Também é preciso conhecer os métodos de tratamento, para que o problema seja resolvido já no início, evitando que o mesmo se agrave. Para te ajudar, vamos citar aqui algumas formas usadas para tratar os dentes sensíveis!

 

1. Tratamento com cremes dentais

Como a sensibilidade dental é um problema de baixa gravidade, o tratamento indicado pelo dentista pode ser realizado pelo paciente, em casa. Assim, são usados cremes dentais de baixa abrasividade, cuja formulação é feita especialmente para dentes sensíveis.

O paciente deverá fazer a escovação somente com esse tipo de pasta de dente até o fim do tratamento, usando uma escova com cerdas macias. Vale ressaltar que o dentista indicará a formulação do creme dental mais recomendada ao paciente.

2. Tratamento no consultório

Em casos nos quais há alta exposição da dentina, é recomendado que o tratamento seja feito no consultório. Dependendo da situação esse procedimento pode ser realizado em conjunto com o uso do creme dental.

No consultório, o dentista aplicará verniz de flúor na superfície dental que está exposta, ajudando a mineralizar o esmalte e a dentina. Também é feita uma aplicação de flúor em gel, em um molde, que resulta em uma maior concentração desse produto nos dentes e auxilia a sua fixação. O dentista aplica ainda um gel fixador, impermeabilizando a superfície do dente e, por último, utiliza um laser terapêutico, que fixa o flúor na dentina e reduz a sensibilidade.

Esse procedimento pode ser realizado mais de uma vez, variando de acordo com a gravidade do problema e com o avanço do tratamento.

Percebeu como é importante conhecer os tipos de tratamento para sensibilidade nos dentes? Quer conhecer outras novidades sobre o assunto? Então nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Google+

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *