Top 5 produtos para higiene bucal que não podem faltar

Tempo de leitura: 3 minutos

Cuidar da saúde da nossa boca passa, principalmente, por escovar corretamente os dentes e usar o fio dental todos os dias. Somente assim, conseguimos evitar que diferentes problemas aconteçam, como cáries, gengivites, entre outros. Mas, além do básico, quais produtos para higiene bucal você precisa usar?

No post de hoje, aprenda a escolher a escova, pasta de dente e fio dental mais adequados às suas necessidades! Boa leitura!

1. Escova de dente

A escova de dente é primordial para uma boa higiene bucal. Mas, com tantos modelos disponíveis, nem sempre é fácil definir a mais indicada, não é mesmo? Alguns fatores são essenciais para uma escolha correta.

O primeiro deles é ficar de olho nas cerdas, que devem ser macias para retirar melhor as placas e os resíduos alimentares sem lesionar a gengiva. A cabeça da escova também requer atenção: prefira as menores, porque elas conseguem alcançar todas as áreas da sua boca, inclusive os dentes de trás.

A forma e o tamanho vão variar de acordo com a sua preferência, mas opte por aquela que melhor se adapta à sua boca e permite alcançar todos os dentes com facilidade.

Para as crianças, sempre use escovas com cerdas macias e de nylon.

Se você for usar uma escova elétrica, preste atenção no seu modo de funcionamento e tamanho. Normalmente, elas conseguem retirar mais placas do que as convencionais e são muito recomendadas para quem tem problemas de coordenação motora.

2. Fio dental

É indispensável para manter a saúde da sua gengiva. As pessoas com dificuldade em usá-lo podem investir em um passa-fio. Outra opção é o fio dental com haste de plástico. O formato ergonômico facilita bastante na hora de alcançar os últimos dentes.

Se eles são mais juntos, o recomendado é usar a fita dental, que é formada por um só filamento e tem uma resistência mais elevada. Já o fio dental tradicional tem múltiplos filamentos e um poder de limpeza mais alto.

3. Creme dental

A dica é sempre optar pelas pastas com flúor, que ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Quem é alérgico ou não pode usá-lo, deve conversar com um dentista, a fim de encontrar a solução mais adequada.

Na hora de escolhê-lo, preste atenção a seus benefícios. Se você tem os dentes sensíveis, procure cremes formulados especialmente para tal condição. Caso sofra com o excesso de placas bacterianas ou doenças gengivais, prefira aqueles com fórmulas exclusivas para isso.

Em relação às crianças, priorize as pastas infantis, que contêm uma dose adequada de flúor e um sabor mais agradável.

4. Enxaguante bucal

Ele funciona como um complemento da higienização, ou seja, não pode ser usado como substituto da escova ou do fio. Você encontra vários tipos de enxaguantes de composições diversas,

Sempre confira no rótulo qual é a sua principal ação: prevenir cáries, combater a placa bacteriana, melhorar o hálito, etc. A dica é evitar aqueles que contenham álcool na composição, já que são capazes de agredir suas mucosas e desgastar o esmalte dos dentes.

Para quem sofre com cáries, vale a pena adquirir enxaguantes com flúor, assim como os pacientes que apresentam muita sensibilidade.

5. Limpador de língua

Escovar a língua é muito importante, porque garante que nenhuma bactéria fique acumulada e seja “espalhada” pela sua boca após a higienização. Mas nem todo mundo se sente confortável com isso.

O limpador de língua é uma opção bacana, já que é feito em um formato propício para essa higienização, não conta com cerdas e raspa a sujeira de maneira mais eficiente e bem menos incômoda.

Como existem vários modelos no mercado, é importante escolher aquele que seja mais anatômico para a sua boca, permitindo alcançar o seu fundo sem desconforto.

Como você viu, não é complicado escolher os produtos para higiene bucal. Agora, é só usá-los corretamente e manter a sua saúde em dia.

Gostou deste post? Aproveite e descubra com qual frequência você deve visitar o seu dentista!

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *