Veja por que você deveria começar a usar a prótese dentária 3D

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter o sorriso bonito e saudável é o desejo de muitas pessoas. No entanto, a falta de um ou mais dentes pode comprometer esse sonho. A boa notícia é que a prótese dentária 3D já é realidade. Você sabe do que se trata?

Ela nada mais é do que uma prótese (total ou parcial) produzida por uma impressora 3D. O processo funciona da seguinte forma: um scanner capta as imagens da cavidade oral do paciente e as envia para o computador. Por meio de um software especializado, o dentista vai determinar o formato e a cor ideal dos dentes para, então, a peça ser impressa em materiais adequados, como porcelana ou resina.

Interessante, não é? Quer saber quais são as vantagens dessa tecnologia? Então continue a leitura deste artigo!

Precisão na montagem

No método convencional, a prótese é fabricada manualmente, em um processo quase que artesanal. Isso requer boas habilidades tanto do protético quanto do profissional que faz o molde da arcada dentária.

No caso da impressão 3D, todas as etapas são digitais, e isso faz com que o resultado seja mais preciso, já que o software consegue obter imagens de alta qualidade e com riquezas de detalhes.

Agilidade no processo

A confecção de uma prótese tradicional pode levar dias, porque depende da elaboração do molde de gesso e da lapidação da peça. Além disso, na maioria dos casos é necessário fazer reajustes para ter uma boa aceitação, o que pode demorar ainda mais.

Já a impressora 3D fabrica uma peça em poucos minutos, sendo possível fazê-la no próprio consultório. Com isso, todo o tratamento que demoraria vários dias é resolvido rapidamente em apenas uma consulta (no caso de uma coroa, por exemplo).

Resultado esteticamente mais agradável

Uma das grandes insatisfações em relação às próteses convencionais é o possível efeito artificial. Às vezes o resultado não sai como o esperado, e a peça pode ficar com a cor muito diferente da natural.

Na tecnologia de impressão 3D, o software detecta a cor natural dos dentes para reproduzir na prótese. Dessa maneira, ela fica bem mais agradável esteticamente em relação ao modelo tradicional.

Mais conforto para o paciente

A moldagem para a fabricação do molde de gesso pode ser um tanto quanto incômoda, principalmente para quem apresenta sensibilidade nos dentes. Pior ainda quando tem que ser repetida, pois isso depende da habilidade do profissional e da colaboração do paciente.

Com a tecnologia a favor da odontologia, toda essa etapa é substituída pelos scanners intraorais, com imagens mais fiéis e sem desconforto para o paciente.

Embora a prótese dentária 3D seja tendência na área, poucas clínicas contam com essa tecnologia. Sendo assim, é interessante pesquisar as que oferecem esse tipo de serviço e que contam com profissionais qualificados e experientes. Assim, a sua experiência será a melhor possível.

Você já conhece a DF Prime? É uma clínica odontológica localizada em Recife, com 30 anos de funcionamento. Aqui você encontra diversos serviços odontológicos, desde urgências até tratamentos estéticos. Que tal entrar em contato conosco e agendar uma consulta agora mesmo?

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *