Você sabe como usar o fio dental corretamente?

Tempo de leitura: 3 minutos

O fio dental é um item muito comum na maioria das casas, nas necessaires femininas e nas bolsas dos brasileiros. Todo supermercado tem e existem diversos tipos de produtos e opções ao seu dispor. Apesar disso, não é raro encontrá-lo abandonado na prateleira do banheiro. Entre as principais causas apontadas para nos esquecermos do fio dental estão a falta de tempo e as dúvidas sobre sua correta utilização. Mas, então, como usar o fio dental?

Com recomendação de uso diário, o fio dental é um grande aliado na remoção da placa bacteriana e pequenos fragmentos que ficam entre os dentes e a gengiva e não podem ser alcançados pela escova. Por isso, ninguém deve escolher entre um e outro, mas utilizá-los juntos em favor da sua saúde bucal.  

Como usar o fio dental?

Apesar de ser um hábito de higiene bucal até mesmo simples, existem muitas dúvidas sobre seu uso. Qual movimento deve ser feito? Devo passar em todos os dentes ou apenas nos dentes de trás? É normal a gengiva sangrar quando passo o fio dental? Vamos descobrir!

  • Corte cerca de 40 centímetros do fio dental e enrole parte dele ao redor de cada dedo médio, deixando alguns centímetros livres.   

  • Com os polegares e os indicadores, vá deslizando levemente o fio entre os dentes, fazendo um movimento de baixo para cima.

  • Com cuidado, passe o fio ao redor da base dos dentes, individualmente. Vá trocando pedaço do fio conforme realiza a limpeza, para que não prejudique a limpeza do dente ou machuque sua gengiva devido ao fio danificado.  

Dica importante: evite forçar o fio dental contra a gengiva, pois ele pode machucá-la.

A escovação deve ser antes ou depois do fio dental?

Segundo os dentistas, a sequência não interfere na qualidade da limpeza, desde que tanto a escovação quanto o uso do fio dental sejam feitos corretamente.

É normal a gengiva sangrar quando uso o fio dental?

Para quem não faz uso do fio dental, é normal ocorrerem pequenos sangramentos inicialmente, até que a placa bacteriana seja removida, mas, caso os sangramentos persistam, consulte o seu dentista para verificar se não se trata de uma gengivite ou doença periodontal.

Quais são os tipos de fio dental?

Atualmente, encontramos no mercado dois tipos de fio dental: o de nylon e o PTFE. O de fibras de nylon é mais frágil, são aqueles que se desfazem quando utilizados. Já o fio dental PTFE é composto apenas por um fio, sendo mais resistente, porém um pouco mais caro.

Quais são as consequências da falta do uso de fio dental?

Quando o fio dental não é utilizado regularmente ou de forma correta ocorre um acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que pode causar cáries e doenças na gengiva. Por isso, para prevenir essas complicações e colaborar com sua saúde bucal, os dentistas recomendam que todos os pacientes aprendam como usar o fio dental e o utilizem diariamente. Uma dica prática é criar a rotina de passá-lo sempre antes de dormir.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão novos conteúdos sobre saúde bucal.

Sobre DF Prime Odontologia

Clínica Odontológica localizada na Zona Sul de Recife, conheça mais nossos serviços em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *